Clínica Popular Mais Saúde – Gastroenterologia
O que é a Gastroenterologia?
A Gastroenterologia, é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento clínico de doenças presentes no aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, até chegar ao reto. O gastroenterologista é capaz de realizar exames, prescrever medicamentos e procedimentos necessários para a saúde desse sistema do corpo.
Quando devo ir ao gastroenterologista?
A ida ao gastroenterologista é incentivada na presença de sinais e sintomas que indiquem dor ou alteração da digestão, ou seja, quando existem sintomas relacionados aos órgãos que fazem parte do aparelho digestivo, como por exemplo: o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado.
O que será avaliado na consulta?
Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Quando o paciente procura o “gastro” para uma primeira consulta, são feitas perguntas, como se já teve alguma doença (ou se algum familiar já teve), como é a alimentação, se é correta e balanceada, se faz uso de medicamentos, etc. Além de fazer perguntas como essas, o médico poderá pedir exames preventivos. Durante a consulta, o gastroenterologista vai realizar em seu paciente um exame de toque, para detectar alguns tipos de doenças.
Esse tipo de consulta é crucial e ajudará a evitar doenças e problemas diversos, todavia se o paciente procurou o médico para falar sobre algum desconforto ou dor, a consulta deverá ser sobre esses sintomas. Em seguida, o profissional irá analisar os sintomas descritos e investigar o que está causando tais desconfortos. Assim, ele poderá pedir exames para que a investigação seja feita de maneira mais exata e precisa. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar que seu paciente procure um psicólogo ou nutricionista, por exemplo.
O profissional poderá pedir também outros exames, como, por exemplo: exame de sangue, exame de urina e tomografia. Frisando sempre que quanto mais cedo uma doença for detectada, maiores serão as chances de sucesso no tratamento. O tratamento dependerá do diagnóstico e do histórico do paciente. Dessa forma, o gastroenterologista poderá receitar os remédios adequados para tratamento.
Quais são as doenças tratadas pelo médico Gastroenterologista?
Existem muitas doenças tratadas pelo gastroenterologista, algumas da mais conhecidas são:
Doença do refluxo gastroesofágico: Refluxo e azia mais de duas vezes por semana podem indicar doença do refluxo gastroesofágico. Os sintomas incluem queimação no peito que geralmente acontece logo após a uma refeição e piora ao deitar.
Gastrite: As causas podem ser infecção, lesão, uso regular de anti-inflamatórios não-esteroides e consumo excessivo de álcool. Os sintomas incluem dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos. Em alguns casos, pode não haver sintomas.
Úlcera gástrica: As úlceras ocorrem quando o ácido estomacal danifica o revestimento do trato digestivo. As causas comuns incluem bactérias e analgésicos anti-inflamatórios, incluindo a aspirina. Dor na região superior do abdômen é um sintoma comum.
Pedra na vesícula: Pedras na vesícula são depósitos de fluidos digestivos. Os cálculos biliares podem variar em tamanho e número e podem ou não provocar sintomas. Em geral, pessoas que apresentam sintomas precisam de cirurgia de remoção da vesícula biliar. Os cálculos biliares que não causam sintomas geralmente não precisam de tratamento.
Hepatite: Quando se manifestam, o indivíduo pode apresentar cansaço, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Cirrose: Hepatite e alcoolismo crônico são causas frequentes. Os danos no fígado causados pela cirrose não podem ser revertidos, mas é possível limitar outros danos. Inicialmente, os pacientes podem sentir cansaço e fraqueza e sofrer perda de peso. Em estágios posteriores, podem desenvolver icterícia (amarelamento da pele), sangramento gastrointestinal, inchaço abdominal e confusão mental.
Pancreatite: A pancreatite pode começar subitamente e durar dias ou pode ocorrer ao longo de muitos anos. Ela tem várias causas, incluindo cálculos biliares e consumo intenso e crônico de álcool. Os sintomas incluem dor na parte superior do abdômen, náuseas e vômitos.
Síndrome do intestino irritável: A causa da síndrome do intestino irritável não é bem compreendida. O diagnóstico costuma ser feito com base nos sintomas. Os sintomas incluem dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação. Algumas pessoas podem administrar os sintomas com o controle de dieta, estilo de vida e estresse. Outras precisam de medicação e terapia.
Intolerância à lactose: A intolerância à lactose geralmente é causada pela deficiência de uma enzima no organismo, chamada lactase. Os sintomas podem incluir cólicas abdominais, distensão abdominal e diarreia. O tratamento visa evitar os produtos lácteos, consumir produtos sem lactose ou usar suplementos de lactase.
Hemorroidas: As hemorroidas geralmente são causadas por esforço durante evacuações, por obesidade ou gravidez. O desconforto é um sintoma comum, especialmente durante evacuações ou ao ficar sentado. Outros sintomas incluem coceira e sangramento. Uma dieta rica em fibras pode ser eficaz, juntamente com laxantes. Em alguns casos, pode ser necessário um procedimento médico para remover as hemorroidas e proporcionar alívio.
Câncer gástrico: Os fatores de risco podem incluir tabagismo e uma dieta com alimentos extremamente processados ou salgados. Pode não haver sintomas de câncer de estômago no início. Mais tarde, os sintomas incluem sensação de inchaço após comer, sentir-se satisfeito depois de ingerir pequenas quantidades de comida, náuseas, azia ou indigestão. As opções de tratamento incluem cirurgia, medicamentos, radioterapia e quimioterapia.
Seu profissional gastroenterologista, assim como ocorre na ginecologia, deve ser alguém de confiança, já que, conforme mencionado nas informações acima, muitas dessas doenças são crônicas ou não têm cura. Sendo assim, ele será o seu responsável médico, e aliado, por bastante tempo, ou até mesmo durante toda a vida.
Há outras especialidades médicas Dentro da gastroenterologia, como a hepatologia, especialidade responsável pelo fígado e pelas vias biliares. Pode-se citar, também, a proctologia, especialidade responsável que possui o papel de analisar as alterações presentes no reto, como hemorroidas, tumores e fissuras, por exemplo. Já a endoscopia digestiva, que é encarregada pelo estudo que serve de diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um endoscópio.
Onde encontro um gastroenterologista em Anápolis?
Atualmente, o Dr Diego Rodovalho Guimarães é o médico responsável pela área da gastroenterologia na Clínica Popular Mais Saúde. Agende sua consulta através do nosso WhatsApp (62) 99111-5662.
A Clínica Popular Mais Saúde oferece um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes tratamentos. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.