Teste Covid 19 Anápolis

TESTE DE COVID – PCR, RÁPIDO, ANTÍGENO E SOROLOGIA

Desde o início da pandemia, uma infinidade de teste de COVID surgiu no mercado.

Os testes de laboratório remotos (TLRs) são conhecidos pela flexibilidade e confiabilidade de seus resultados.

Mas você já sabe a diferença entre antígeno e teste sorológico, que são os tipos mais importantes de TLR hoje em dia?

Vamos explicar para você neste artigo!

 

 

Qual o objetivo do teste de COVID?

O teste de COVID em grande escala é uma estratégia importante para prevenir a disseminação do SARS-CoV-2 (o vírus que causa o COVID-19).

Para ajudar no diagnóstico médico, o mercado laboratorial oferece vários tipos de testes COVID-19: testes laboratoriais remotos (também conhecidos como TLRs), testes rápidos e testes baseados em biologia molecular.

Os testes laboratoriais remotos, que podem fornecer resultados em poucos minutos, são divididos entre testes para detectar anticorpos produzidos contra a infecção (sorologia, testes de IgM e IgG) e testes para detectar o antígeno SARS-CoV-2.

Por outro lado, os testes de biologia molecular como o teste RT-PCR e o teste RT-LAMP são testes para detectar a presença de alguma composição genética do vírus.

Os testes sorológicos podem detectar as imunoglobulinas M (IgM) e G (IgG), que são para detectar a presença de anticorpos que o corpo produz para combater a infecção.

O teste de antígeno determina quando o vírus está presente no trato respiratório.

Esses dois testes podem ser feitos por pessoas com suspeita de COVID-19, mas o tempo necessário para os testes é diferente.

Em comparação com os testes de biologia molecular, tanto o RT-PCR quanto o RT-LAMP podem detectar a composição genética do vírus.

A principal diferença é que o teste LAMP pode fornecer aos pacientes resultados mais rápidos em comparação com o RT-PCR, o que é fundamental neste momento de pandemia que estamos vivendo.

 

 

Quais os períodos de realização de cada teste de COVID?

 

 

Exame de antígeno

Os antígenos aparecerão sempre quando ocorrer uma infecção. Geralmente, 5 dias após a exposição ao vírus ou quando os sintomas começarem a aparecer.

Fora deste período, a titulação de antígenos pode ser muito baixa para ser detectado pelo teste de COVID.

Uma vez que a detecção de antígenos detecta proteínas virais e está altamente correlacionada com o período de transmissão da doença, é relevante para fins de isolamento e estudos de contato.

O teste de COVID de antígeno está altamente correlacionado com o tempo de disseminação da doença infecciosa.

 

 

Exame de sorologia (IgM e IgG)

Este teste de COVID detecta imunoglobulina M (IgM) e G (IgG). Ou seja, a presença de anticorpos produzidos pelo organismo para combater a infecção.

Deve ser realizado a partir do sétimo dia de aparecimento dos sintomas.

Os anticorpos IgM indicam os estágios iniciais da infecção, porque são os primeiros anticorpos que aparecem quando vírus ou bactérias prejudiciais atacam nosso corpo.

Por outro lado, os anticorpos IgG também são uma resposta a vírus e bactérias, mas só aparecem nas fases posteriores da infecção.

 

 

Exame RT-PCR

RT-PCR refere-se à reação em cadeia da polimerase após a transcrição reversa. Este teste de COVID detecta SARR-CoV-2-RNA.

A tecnologia é altamente específica e sensível, raramente fornece resultados falsos negativos e é capaz de detectar o vírus antes mesmo que ele comece a se multiplicar.

Recomenda-se que o teste seja realizado entre o 3º e 7º dia após o início dos sintomas, preferencialmente. Isso porque nesse período de tempo a carga viral estará elevada.

 

 

Exame RT-LAMP

LAMP significa “Loop-Mediated Isothermal Amplification”, um processo que usa DNA polimerase com atividade de separação e grampos que formam parênteses na fita de DNA (loop) para armazenar material genético a uma determinada temperatura.

Esse método é amplamente utilizado para o diagnóstico de doenças infecciosas e é semelhante ao RT-PCR, teste de COVID utilizado nos estágios iniciais da infecção.

É recomendável fazer isso de 1 a 5 dias após o aparecimento dos sintomas.

 

 

Como é realizada a coleta?

O teste de COVID do antígeno, assim como os testes RT-PCR e RT-LAMP, é realizado por meio da coleta das secreções nasais com um cotonete.

Porém, diferentemente do teste de COVID de RT-PCR, que detecta o RNA viral, o teste de antígeno detecta as proteínas do SARS-CoV-2.

Os testes sorológicos para IgM e IgG são realizados através de um pequeno orifício no dedo para coleta de amostras de sangue.

 

 

Resultados dos testes

 

 

Coronavírus IgG e IgM

 

 

IgG não reagente e IgM não reagente

Indica que pode não haver infecção. Os pacientes devem seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar qualquer tipo de contágio.

Também podem ocorrer resultados falsos-negativos, o que pode acontecer se o paciente não esperar o momento apropriado para o teste.

Portanto, se a suspeita clínica persistir, o exame deve ser repetido.

Por exemplo, o teste de COVID sorológico deve ser realizado no sétimo dia após o início dos sintomas, e os pacientes devem consultar um médico para avaliar o procedimento diagnóstico.

 

 

IgM reagente e IgG não reagente

Supondo a presença de anticorpos IgM na amostra analisada, o paciente deve consultar um médico para avaliação do método diagnóstico.

 

 

IgM reagente e IgG reagente

Os resultados de IgM reativos significam que o paciente pode ter COVID-19. O fato de o IgG ser reativo indica que o corpo está produzindo anticorpos nos estágios finais da doença.

Os pacientes devem entrar em contato com seu médico para avaliar o método de diagnóstico.

 

 

IgM não reagente e IgG reagente

Este resultado indica que pôde haver infecções no passado, mas você também deve prestar atenção à higiene física e familiar após a recuperação.

Lembre-se de que a infecção por SARS-CoV-2 pode ocorrer mais de uma vez.

 

 

Coronavírus Ag (antígeno)

 

 

Não reagente

Os resultados mostraram que nenhum antígeno (proteína) do vírus SARS-CoV-2 foi detectado nas amostras de secreção nasofaríngea analisadas.

Ressalta-se que esse resultado parte do pressuposto de que não existe antígeno e não exclui a possibilidade de infecção ou exposição ao vírus.

 

 

Reagente

Os resultados indicaram a presença do antígeno SARS-CoV-2 nas amostras de secreção nasofaríngea analisadas.

 

 

RT-PCR

 

 

Detectável

Os resultados mostram que o material genético do vírus foi encontrado nas amostras analisadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos com resultados positivos de RT-PCR não requerem exames complementares de diagnóstico. Esses casos são considerados casos confirmados de COVID-19.

Portanto, é importante seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para prevenir a disseminação do novo coronavírus entre as pessoas.

Você e sua família devem ficar isolados por pelo menos 14 dias após o aparecimento dos sintomas.

 

 

Não detectável

Não há possibilidade de infecção. No entanto, resultados falsos-negativos são possíveis, especialmente se a amostra for coletada nos estágios iniciais ou finais da infecção.

Como vimos, a taxa positiva de RT-PCR diminuirá com o tempo, por isso é recomendável coletar e analisar entre o 3º e o 7º dias após o início dos sintomas.

Se o resultado do teste de COVID for negativo, mas clinicamente suspeito, o teste sorológico é recomendado.

 

 

RT-LAMP

 

 

Não detectável

Não há possibilidade de infecção. No entanto, resultados falsos-negativos são possíveis, especialmente se a amostra foi coletada nos estágios iniciais ou finais da infecção.

O paciente deve entrar em contato com o médico para avaliar o método de diagnóstico.

 

 

Detectável

Os resultados mostram que o material genético do vírus foi encontrado nas amostras analisadas.

O paciente deve entrar em contato com o médico para avaliar o método de diagnóstico.

 

 

Conclusão

A Clínica Popular Mais Saúde oferece serviços de teste de COVID em Anápolis, além de atendimentos médicos acessíveis e de qualidade para as mamães.

Além disso, aqui é possível realizar consultas médicas e outros diversos exames nas mais diversas áreas de atendimento.

Gostou? Ligue para nós e marque um horário para sua consulta. Será um prazer atender você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pesquisar

+