Reumatologista: consultas e exames preventivos na Clínica Popular Mais Saúde em Anápolis

Afinal, o qual é o papel do médico reumatologista?

O reumatologista é o profissional responsável por cuidar dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam, como ossos, músculos, tendões e ligamentos, diferentemente do ortopedista, que trata problemas mecânicos relacionados aos ossos como fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outras relacionadas à prática de esportes. As principais doenças reumatológicas são a artrose, a fibromialgia, a osteoporose, a artrite reumatoide e as tendinites, entre outras, em resumo, o reumatologista é o médico responsável por tratar as doenças que afetam o sistema locomotor.

 

Como saber se a dor está relacionada a ortopedia ou a reumatologia?

Um ponto em comum nas doenças tratadas pelos reumatologistas é a presença de dor como o principal sintoma, dores estas que podem levar a deformidades e limitações, caso tais doenças sejam tratadas.

As dicas a seguir podem te ajudar:

Se a dor ou o inchaço aparecer depois de um trauma, como uma torção ocasionada pela prática de esporte, o ideal é procurar um médico ortopedista.

Caso os sintomas sejam crônicos e vierem acompanhados de sinais inflamatórios como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimentação, a recomendação é de que se procure o médico reumatologista.

Quando há necessidade de avaliação para uma possível cirurgia, como no caso de uma deformidade na articulação, o reumatologista irá solicitar a ajuda do ortopedista.

 

Como é feita a consulta? O que será avaliado?

A consulta preventiva ao reumatologista é muito importante para que se possa evitar e prevenir uma série de doenças e condições no sistema locomotor. Sendo assim, todos devem realizar um check-up de forma regular. Quanto antes um problema é detectado, mais rápido e fácil é o seu tratamento. existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo: Fadiga; mal-estar; dores e inchaços nas articulações; perda de peso de forma rápida; rigidez muscular, dificuldade em se locomover, dor muscular, desânimo e náuseas.

 

Quais são as doenças tratadas pelo médico reumatologista?

É importante saber que existem mais de 200 doenças tratadas por este médico, como as inflamatórias, degenerativas, autoimunes, metabólicas e até genéticas. Além das visitas regulares ao médico, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata, como, por exemplo: Artrite psoriásica, artrite reumatoide, artrite reumatoide e os pulmões, reumatismo em crianças, esclerodermia, espondiloartrites, osteoporose, gota, vasculite.

Afinal, o que é o Reumatismo?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o termo “Reumatismo” se refere a um grupo de mais de 100 doenças. O Reumatismo, na verdade, não é uma doença, mas sim um termo geral para descrever cerca de 130 doenças que afetam, sobretudo, as articulações (ou juntas), todavia podem afetar, também, os sistemas respiratório, gastrointestinal, a pele, e outras partes do corpo. O Reumatismo possui tratamento e tende a se tornar um problema de menor gravidade, quando acompanhado por especialistas. Após a descoberta do problema e do tratamento, o paciente poderá seguir sem impactos graves na qualidade de vida.

 

Como tratar o reumatismo?

Para que o tratamento ocorra de maneira adequada, primeiramente é preciso identificar o problema, pois os cuidados e tratamentos variam de acordo com a condição do paciente. É necessário detectar a doença, seu estágio e sua evolução. Os remédios mais utilizados para frear a evolução de doenças reumáticas são os anti-inflamatórios, a cortisona e os moduladores da inflamação. As doenças reumatológicas podem ter uma duração mais longa do que as demais doenças, podendo trazer problemas como ansiedade e depressão em alguns pacientes, e exigir também o tratamento com medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e a realização de práticas integrativas, como acupuntura.

 

Quais as doenças reumáticas mais comuns?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 100 doenças reumáticas, sendo que, nenhuma delas é transmissível e, geralmente, vêm acompanhadas pela dor. As doenças reumáticas mais comuns e mais conhecidas são: osteoartrite (conhecida popularmente como artrose), fibromialgia, osteoporose, gota, tendinite e bursite, febre reumática, artrite reumatoide. Ressaltamos que os reumatismos não afetam somente idosos, diferentemente do que se imagina. Essas doenças podem ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive na infância, que é o caso da artrite idiopática juvenil.

 

Quais fatores podem causar o surgimento de doenças reumáticas?

Os fatores genéticos, imunológicos e infecciosos são considerados as causas principais para que as doenças reumáticas surjam e se agravem, entretanto, existem diversos outros fatores relacionados ao desenvolvimento das doenças reumáticas, por exemplo: obesidade, sedentarismo, traumatismos, estresse, ansiedade e depressão, alterações climáticas bruscas.

 

Saiba a importância do diagnóstico precoce

Os indícios de doenças reumáticas citados acima não devem ser ignorados, o que acontece de maneira frequente devido à falta de informações relacionadas ao reumatismo. Por isso, é extremamente importante dar a atenção devida aos sintomas, já que a ausência do tratamento adequado poderá levar ao agravamento da doença e, consequentemente, à incapacidade física. De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social, as doenças reumáticas são a segunda maior causa de afastamento no trabalho e a terceira maior causa de aposentadoria precoce por invalidez.

Outro motivo que só reforça a importância do diagnóstico precoce é o fato de que os sintomas das doenças reumáticas tendem a piorar muito conforme evoluem. Além da dor em si, a pessoa com a doença em evolução começará a ter dificuldades em realizar movimentos e tarefas considerados simples, como escovar o cabelo, estender a roupa no varal, agachar-se etc. O diagnóstico e tratamento adequado são essenciais para que danos nas articulações sejam reduzidos.

 

 É possível prevenir o desenvolvimento de doenças reumáticas?

Além da detecção precoce do problema, é extremamente importante que hábitos saudáveis como fazer exercícios de relaxamento muscular e alongamentos, manter uma alimentação saudável e evitar esforços excessivos, sejam colocados em prática para que seja possível retardar, ou até mesmo evitar, o surgimento de doenças reumáticas.

 

Onde encontro médico reumatologista em Anápolis?

Atualmente, a Dra. Tatiana de Souza Pina Lobo é quem atende na Clínica Popular Mais Saúde em Anápolis. Agende sua consulta através do nosso WhatsApp (62) 99111-5662.

A Clínica Popular Mais Saúde oferece um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes tratamentos. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.