
Pediatria
O pediatra é considerado o guardião da saúde dos bebês, crianças e adolescentes. A pediatria é a especialização da medicina dedicada a ao cuidado da saúde desses pacientes. O pediatra atua estudando, tratando e acompanhando os casos desde o nascimento até a fase da adolescência. Em sua atuação, o pediatra está em constante contato com a família de seus pacientes. É necessário dispensar atenção e empatia para com o núcleo em que seu paciente está inserido.
O principal objetivo do pediatra é atuar no acompanhamento de seus pacientes para prevenir doenças e lesões. Por isso, a procura por esse profissional não se dá apenas mediante sintomas de doenças e, sim, para um acompanhamento necessário para o desenvolvimento saudável que se inicia no nascimento da criança e se estende até a fase da adolescência.
O pediatra pode dar as instruções necessárias quanto às vacinas, o aleitamento materno e o crescimento saudável do indivíduo. Além disso, também é capacitado para diagnosticar e tratar casos de doenças.
Doenças mais comuns na infância
Conforme dito anteriormente, o pediatra atua desde a prevenção. Porém, eventualmente é preciso que atue no diagnóstico e tratamento de males que já afetam o paciente. Dentre as doenças que atingem os pacientes da pediatria estão: alergias, infecções de ouvidos e garganta, contaminações por vírus, bactérias ou parasitas, catapora, caxumba, refluxo, gripes e resfriados.
Como a dinâmica do corpo de uma criança se difere de um adulto, a pediatria atua no diagnóstico e tratamento dessas doenças que, mesmo quando o trabalho de prevenção é feito, podem afetar os pacientes entre a infância e a adolescência.
Sintomas
Quando a criança já é acompanhada por um pediatra, o processo de diagnóstico e tratamento de doenças se dá de forma mais rápida e eficaz. Os bebês, por exemplo, não falam o que estão sentindo, por isso é necessário uma atenção redobrada dos pais quanto aos outros sinais. Alguns sintomas que podem caracterizar alergias, infecções ou doenças mais sérias. Entre elas: coriza, sangue nas fezes, chiado no peito, espirros, coceira e vermelhidão, choro intenso, falta de apetite, febre, manchas no corpo e vômito.
O tratamento vai depender de cada caso. No geral conta com a prescrição de medicamentos e adequação da dieta e rotina do paciente. Dependendo da gravidade do quadro, o pediatra poderá trabalhar em conjunto com outros especialistas. Sempre acompanhando de perto a evolução dos casos e participando das decisões necessárias.
Subespecialidades
Um diferencial da pediatria é que, para manter o atendimento do paciente com profissionais especializados na anatomia das crianças e adolescentes, existem subespecialidades dentro da área. Ou seja, mesmo quando é necessário a intervenção de um especialista, o paciente continua com um acompanhamento pediátrico
Algumas especialidades dentro da pediatria são: endocrinologia, cardiologia, medicina neonatal e nefrologia.
Normalmente os pais procuram os pediatras após o nascimento da criança. Entretanto, com o avanço da medicina, já é possível identificar riscos desde a gravidez. Nesses casos, o obstetra pode solicitar o acompanhamento e atuação do pediatra durante o período neonatal. Seja antes ou depois do parto, é sempre ideal que os pais tenham um pediatra de confiança que vai acompanhar seus filhos para garantir um desenvolvimento seguro e saudável.
A Clínica Popular Mais Saúde oferece um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes tratamentos. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.