Oftalmologia

De acordo com o censo de 2010 do IBGE, cerca de 35 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema de visão. A oftalmologia é a especialidade médica que estuda e cuida da saúde dos olhos.

Para aqueles que, assim como os outros 35 milhões de brasileiros, têm problemas de visão como astigmatismo, miopia ou hipermetropia tendem a visitar o médico oftalmologista, todos os anos, para que seja feito o acompanhamento.

Nele, o médico examinará os olhos do paciente e fará perguntas sobre quaisquer incômodos que o paciente sentiu nos olhos desde a última consulta. Abaixo você encontrará algumas informações sobre os problemas de visão e a área da oftalmologia em si.

Quando pessoas sem problemas de visão deverão fazer a consulta?

O oftalmologista deverá ser procurado em caso de alteração na capacidade visual ou sintomas nos olhos, entretanto, a ausência de problemas de visão não é passe livre para deixar de consultar o médico oftalmologista.

Crianças também têm problemas de visão? Eles podem ser hereditários?

Assim como determinados tipos de câncer, alguns problemas de visão também poderão ser passados de geração para geração.  Caso um dos pais tenha alguma dessas doenças, a recomendação é que seja feito o acompanhamento oftalmológico, começando com o teste do olhinho. Logo após o nascimento, o teste do olhinho é feito no bebê, onde doenças como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo deverão ser diagnosticadas.

Caso sejam detectadas alterações, será necessário dar início ao acompanhamento oftalmológico. Se nenhuma alteração for identificada, a primeira visita da criança ao oftalmologista deverá ocorrer entre os três ou quatro anos. Mesmo sem alterações, as consultas deverão ocorrer em intervalo de 1 a 2 anos para que o desenvolvimento da visão da criança possa ser acompanhado.

O grau de miopia pode diminuir com o tempo?

Exceto por leves variações que podem ocorrer no grau, assim como em qualquer pessoa, o grau da Miopia tende a se estabilizar a partir dos 21 anos de idade e costuma permanecer estável até o fim da vida adulta. Em alguns casos, o grau pode acabar diminuindo naturalmente, isso claro, se os óculos (ou lentes de contato) forem usados constantemente. Outra forma de diminuí-lo é optando pela cirurgia de redução de grau.

Como surge o glaucoma?

O Glaucoma é uma doença que surge devido ao aumento da pressão intraocular nos olhos. Os principais sintomas de alteração da pressão são: Redução da visão periférica (no canto dos olhos), dor de cabeça, dor intensa nos olhos, vermelhidão nos olhos, dificuldades para enxergar, náuseas ou vômitos, pupilas dilatadas, visão turva ou embaçada, podendo ocasionar a perda da visão.

O glaucoma ocular é uma doença, habitualmente, assintomática em suas fases iniciais, o que significa que nem sempre os sintomas irão aparecer. O problema pode, também, provocar cegueira, ou perda de visão severa, se não for diagnosticada e tratada de forma rápida e adequada. Por isso reforçamos a importância de consultar o médico oftalmologista regularmente, principalmente se houver casos de glaucoma, ou quaisquer outros problemas de visão na família.

 

A Clínica Popular Mais Saúde oferece atendimento humanizado e preços acessíveis. O Centro Médico conta duas unidades em Anápolis. Para agendamento ou dúvidas sobre consultas e exames ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone (62) 3098-4645 ou 99111-5662.