O médico ginecologista é o profissional responsável por cuidar da saúde da mulher, observando o funcionamento do sistema reprodutor e mamas. Alguns dos órgãos analisados por ginecologistas são: útero, ovários, endométrio, trompas e mamas. O médico ginecologista pode também avaliar questões hormonais, como problemas na tireoide e problemas de fertilidade/dificuldades para engravidar.
O que a consulta com o ginecologista pode prevenir?
É uma consulta importante, como qualquer outra, porém é comum que muitos pais ou responsáveis tenham receio de levar a filha adolescente, ou até mesmo criança, dependendo da situação, para uma consulta com o profissional ginecologista, sendo que nessa etapa da vida é possível descobrir condições como endometriose e Síndrome do Ovário Policístico (SOP) que, caso não descobertas precocemente, podem causar diversos problemas que, futuramente, precisarão ser tratados por meio de cirurgias muito invasivas e com pós operatório delicado.
Quando a primeira consulta com o médico ginecologista deve acontecer?
A recomendação é que a primeira consulta com um profissional ginecologista ocorra logo após a menarca (primeira menstruação). Geralmente ela ocorre entre os 11 e 14 anos de idade e é responsável por dar início a puberdade feminina.
O que ocorre na primeira consulta?
A primeira consulta serve como uma sessão de perguntas e respostas. É fundamental que todas as dúvidas em relação ao sistema reprodutor e às mamas sejam respondidas, como por exemplo: data da última menstruação, se sente muitas dores durante o período menstrual, se já teve gestações, se sente dores durante relações sexuais, histórico familiar de problemas como câncer de mama útero ou ovários, problemas na tireoide etc. Na Clínica Popular Mais Saúde, em Anápolis, você pode escolher a unidade mais próxima de você para consultar-se, temos unidades no Jaiara Shopping, Vila São Joaquim e Portal do Cerrado.
Seja qual for a unidade onde você for, nossos especialistas estão te esperando para uma consulta completa. É comum que, após as perguntas e respostas, as mamas sejam avaliadas para verificar a presença de algum nódulo, um processo indolor e rápido. Após a consulta, é comum que o médico realize um pedido de exames de sangue para avaliar níveis hormonais e vitaminas como B12 e D. Outro pedido comum é a realização de uma ultrassonografia para que se possa avaliar útero, trompas, ovários, endométrio e bexigas. Através do ultrassom é possível avaliar condições como cistos no ovário, que podem indicar Síndrome do Ovário Policístico e endometriose.
Alguns sinais que você não deve ignorar e deverá consultar um especialista o mais rápido possível são:
- Se sentir dores durante relações sexuais
- Se houver caroços/nódulos nas mamas
- Caso tenha o fluxo menstrual muito intenso
- Caso esteja sofrendo com quedas de cabelo
- Se as unhas estiverem muito fracas
- Se sofrer com constantes mudanças de humor
- Se sentir dores muito fortes durante a menstruação
- Caso tenha ciclos menstruais com duração maior do que 40 dias
- Caso tenha ciclos menstruais com durações menores do que 18 dias
- Se tiver dificuldades para engravidar
- Se sofrer de Secura vaginal ou coceira vaginal
- Ao experenciar sintomas de menopausa como muito cansaço e fogachos (calores).
- Se houver histórico familiar de câncer de mama, ovário, útero, problemas tireoidianos, endometriose ou síndrome do ovário policístico.
- Caso a menarca tenha ocorrido antes dos 10 anos
O que é a menopausa?
A menopausa ocorre normalmente entre os 45 e 55 anos, ela marca o início do fim do ciclo reprodutivo da mulher. Em alguns casos ela pode demorar mais e, em outros, pode chegar precocemente, antes dos 40 anos, durante a menopausa precoce, os ovários não produzem quantidades normais do hormônio estrogênio nem liberam óvulos regularmente.
Como identificar os principais sintomas da menopausa?
A menopausa mais cedo ou mais tarde irá chegar, por isso é importante saber identificar os sintomas, veja abaixo alguns dos principais sinais que indicam a chegada da menopausa:
- Algum dos principais sintomas da menopausa incluem:
- Secura vaginal
- Coceira vaginal
- Fogachos (calores constantes comuns na menopausa)
- Ciclos irregulares
- Insônia ou sono desregulado
- Mudanças de humor constantes
- Diminuição da libido
- Falta de ar
- Depressão
- Bruxismo
- Ganho de peso
- Cólicas
- Aumento da sensibilidade mamária
- Dor ao urinar
- Intestino preso
Com que frequência devo ir ao ginecologista?
Existem diferentes tipos de frequências, já que elas irão depender de como está a sua saúde e, também de seu histórico familiar.
O mais comum é que a consulta ocorra a cada semestre, já para as mulheres que tem histórico familiar de câncer de mama, ovário, útero, problemas tireoidianos, endometriose ou síndrome do ovário policístico o ideal é que a consulta seja feita de três em três meses. Você deve procurar imediatamente o ginecologista em casos de coceira e/ou secura vaginal, cólicas menstruais muito fortes, odor vaginal forte, dores nas mamas e caroços nas mamas. Esses sintomas podem indicar condições como candidíase, endometriose e câncer de mama.
Quais são as doenças graves mais comuns em mulheres?
Os dois tipos de câncer mais comuns em mulheres podem ser descobertos em uma consulta com o ginecologista. São eles: câncer de mama e câncer de colo de útero.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, somente no Brasil são registrados, aproximadamente 2 milhões de casos por ano. Os sintomas incluem alterações nas mamas como nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama.
O tratamento depende do estágio em que o câncer se encontra e deve ser iniciado o mais rápido possível. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.
O câncer do colo do útero caracteriza-se por ser um tumor maligno da parte inferior do útero que pode ser prevenido por exame de Papanicolau e por uma vacina contra o HPV. Pode não haver sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer sangramento irregular ou dor. O Brasil registra, aproximadamente, 150 mil casos anuais de câncer de colo de útero. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura.
Onde encontrar ginecologistas em Anápolis?
A Clínica Popular Mais Saúde conta com um time de ginecologistas qualificados e prontos para te receber, entre em contato e agende já o seu horário, aqui você tem atendimento premium por um preço justo, é mais qualidade por menos preço!
Não negligencie a sua saúde, ele importa e precisa de cuidados, entre em contato conosco e verifique o horário que se encaixa na sua rotina, a unidade mais próxima de você e agende já a sua consulta.
Já conhece nosso cartão de benefícios?
Com o Cartão Mais Saúde você tem descontos de até 22% em consultas com especialistas qualificados, prontos para te atender e o melhor, por apenas 29,90 mensais. Tem mais, comprando em um dos 25 mil estabelecimentos parceiros distribuídos em todo o território nacional com o Cartão Mais Saúde você terá direito a cashbacks, gerando mais economia para você e claro, mais saúde!
Leave a Comment