EXAME DE DNA – TESTES DE PATERNIDADE

O maior objetivo do exame de DNA é analisar o material genético de uma pessoa, detectar possíveis alterações no DNA e verificar a possibilidade de certas doenças.

Além disso, o exame de DNA utilizado nos testes de paternidade pode ser realizado a partir de qualquer material biológico, como saliva ou cabelos.

O preço do teste depende do laboratório, da finalidade do teste e do marcador genético que está sendo avaliado. Se você quiser examinar todo o genoma humano, pode ter os resultados em mãos em até 24 horas ou dentro de algumas semanas.

Este é um tipo de teste que serve para avaliar os graus de parentesco.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura conosco.

 

 

Para quê serve o exame de DNA?

O exame de DNA permite identificar possíveis alterações no DNA de uma pessoa, que podem indicar a possibilidade de doenças e a possibilidade de transmissão para as gerações futuras, e também é útil para quem deseja conhecer seus ancestrais.

Portanto, algumas doenças que podem ser detectadas por exames de DNA são:

  • Câncer;
  • Alzheimer;
  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes tipos 1 e 2;
  • Mal de Parkinson;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Lúpus;
  • Intolerância à lactose.

 

Além da pesquisa de doenças, o exame de DNA também pode ser usado para aconselhamento genético, um procedimento desenvolvido para determinar as mudanças no DNA que podem ser transmitidas aos descendentes e a probabilidade de que essas mudanças causem doenças.

Exame de DNA utilizado nos testes de paternidade

O exame de DNA também pode ser realizado para verificar o grau de parentesco entre pais e filhos.

Para a realização desse exame, amostras biológicas devem ser coletadas da mãe, do filho e do pai pretendido e, em seguida, enviadas ao laboratório para análise.

Como tudo é feito?

Como dito anteriormente, amostras biológicas (sangue, saliva ou fios de cabelo) são coletadas.

O exame de DNA feito a partir do sangue exige a coleta em um laboratório confiável e, em seguida, a amostra deve ser enviada para análise.

No entanto, os kits de coleta domiciliar podem ser adquiridos online ou em determinados laboratórios.

Nesse caso, a pessoa deve limpar o interior da bochecha com o cotonete do kit ou cuspir em um recipiente adequado e, em seguida, enviar a amostra para o laboratório.

A análise molecular é realizada em um laboratório para avaliar toda a estrutura do DNA de uma pessoa para verificar possíveis alterações ou compatibilidade entre as amostras, como no caso de relações pais-filhos.

Os exames podem apresentar um resultado falso-positivo ou falso-negativo?

Um teste de paternidade pode dar resultados positivos e negativos. Resultados falsos-negativos podem ser causados ​​por negligência na análise de amostras e levar a interpretações problemáticas.

Outra razão para resultados falsos-negativos pode ser o aparecimento de mutações genéticas, mas este é um fato muito raro, segundo especialistas experientes que usam mais marcadores genéticos.

Resultados falsos-positivos são menos comuns, mas podem ocorrer devido a mal-entendidos de especialistas, técnicas incorretas usadas ou poucos marcadores genéticos usados. Um bom laboratório genético usa mais de 15 marcadores para garantir um nível de confiança de 99,999%.

Existem fatores que podem alterar os resultados dos exames?

Como o DNA humano é único, ele não pode ser alterado por drogas, álcool, drogas, alimentos, idade, estilo de vida ou mesmo cirurgia.

Porém, se o paciente já recebeu uma transfusão de sangue, o laboratório deve ser notificado, pois podem haver alterações.

Perguntas mais frequentes sobre o exame de DNA

Em qual médico eu devo ir para solicitar um exame de DNA?

Nenhum conselho médico é necessário para um exame de DNA. Encontrar um laboratório confiável e providenciar um exame é suficiente.

É possível realizar o exame de DNA durante a gravidez? Como?

Sim, um teste de paternidade pode ser realizado antes do nascimento do bebê. O teste pode ser realizado de duas formas: invasiva e não invasiva.

Em um teste invasivo, o ginecologista coleta líquido amniótico ou vilosidades coriônicas e analisa esses materiais em laboratório.

Em um teste não invasivo, o sangue da mãe é coletado como uma coleta de sangue normal. Nesse caso, serão analisados ​​pequenos fragmentos do DNA do bebê que circulam no sangue da mãe.

É muito caro fazer um exame de DNA?

O custo do exame de DNA costuma ficar entre R$ 400 e R$ 1.000. Essa diferença pode estar relacionada à localização do laboratório, ao número de marcadores genéticos analisados ​​ou à duração do estudo.

Dá pra fazer a análise somente por fios de cabelo?

Sim, alguns laboratórios podem estabelecer conexões biológicas entre pessoas analisando cabelos e unhas.

Como o DNA em todas as células do nosso corpo é quase o mesmo, a verificação dos folículos capilares e do sangue dará os mesmos resultados.

Preciso ter ordem judicial ou médica para fazer um exame de DNA?

Ao contrário dos exames para avaliar problemas de saúde, você não precisa de um médico ou ordem judicial para realizar o exame de DNA em um laboratório privado.

Você só precisa providenciá-lo em um laboratório confiável. No entanto, os exames patrocinados pelo governo geralmente exigem uma ordem judicial.

Qual a documentação necessária para fazer o exame de DNA?

Documentos do suposto pai

  • Cópia da carteira de identidade ou CNH;
  • Cópia do CPF

Documentos do filho

  • É necessário ser maior de 18 anos;
  • Cópia da carteira de identidade ou CNH;
  • Cópia do CPF.

Em ressalva dos casos onde a criança é menor de 18 anos, será necessário:

  • Original e cópia da Certidão de Nascimento ou atestado de nascido vivo (documento fornecido pelo hospital no momento da alta);
  • Em casos que a mãe não realizar o teste junto com o suposto pai e a criança, será necessária uma autorização fornecida pelo laboratório para a realização do exame de DNA e será solicitada a presença da mesma.

Documentos da mãe

  • Cópia da carteira de identidade ou CNH;
  • Cópia do CPF.

Conclusão

A Clínica Popular Mais Saúde oferece serviços de exame de DNA em Anápolis, além de atendimentos médicos acessíveis e de qualidade para as mamães.

Além disso, aqui é possível realizar consultas médicas e outros diversos exames nas mais diversas áreas de atendimento.

Gostou? Ligue para nós e marque um horário para sua consulta. Será um prazer atender você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pesquisar

+