Cardiologia

Cardiologia é o nome dado à especialidade da medicina que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório. O médico atuante nessa área é chamado de cardiologista. O mesmo utiliza de exames clínicos, físicos e da interpretação de exames laboratoriais para investigar a existência de doenças e decidir qual o melhor tratamento para cada caso.

A máquina que nos mantém vivos

O coração está intimamente ligado a todas as outras funções do corpo. Seu movimento de contração e distensão bombeia sangue por todo o sistema circulatório, o que certamente mantém todos os demais órgãos oxigenados e em pleno funcionamento.  É por isso, que a saúde do coração é tão importante e exige um maior cuidado.

O sistema cardiovascular é extremamente importante, entretanto, é  muito delicado. Com o estilo de vida assumido nos dias modernos, tem sido exposto a mais riscos. A alimentação desregulada, o consumo de alimentos industrializados e pouco nutritivos e a correria do dia a dia nos enche de preocupações e nos tira da rotina de atividades físicas, de tal forma que tem causado um aumento considerável da procura por cardiologistas.

Principais doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares quase sempre estão ligadas a um mesmo fator: obstrução das artérias, o que afeta a oxigenação, nutrição e o funcionamentos dos órgãos.

Um ponto preocupante dessas doenças, é que nem todas apresentam sintomas, e as que tem, as vezes só apresentam sinais quando já atingem estágios mais graves. Por isso, as visitas regulares ao cardiologista para a realização de check-ups se tornam essenciais. Principalmente para pacientes com histórico familiar dessas complicações.

Algumas das doenças mais populares são: infarto, aterosclerose, hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmias e acidente vascular cerebral (AVC). Os sintomas geralmente incluem falta de ar, dores no peito e inchaço no corpo.

Esses males são mais comuns em homens e mulheres com mais de 50 anos. Além disso, tem maiores chances de aparecer em pessoas com colesterol alto, diabetes, pressão alta, obesidade, altos níveis de estresse e sedentarismo.

Tratamento

O tratamento de uma doença cardiovascular vai ser determinado pelo cardiologista após a realização de exames clínicos, físicos e laboratoriais.  Geralmente, o objetivo principal é o de prevenir o agravamento do quadro e envolvem mudanças de hábito. Atividades físicas, dietas balanceadas e abandono de vícios e medicamentos prescritos para aliviar os sintomas e diminuir o risco de lesões mais graves podem ajudar.

Prevenção

Um ponto importante a ser considerado, é que a maioria das doenças que afetam o sistema cardiovascular pode ser evitada. Quando se trata de cardiologia, prevenção e acompanhamento médico são as chaves para evitar problemas futuros.

Para se prevenir, é preciso manter uma alimentação saudável, evitando gorduras e consumindo mais verduras e frutas; deixar de fumar; controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar e gordura do sangue; diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e a prática regular de exercícios físicos.

Cuidar da saúde deve ser uma prioridade! Mesmo que não tenha sintomas, o ideal é não esperar apareçam para procurar a ajuda de um profissional. Quem faz visitas regulares ao cardiologista aumenta as chances de viver mais tempo e com mais qualidade de vida e saúde.

Conheça-nos.

Agende ja sua consulta

A Clínica Popular Mais Saúde oferece atendimento humanizado e preços acessíveis. O Centro Médico conta duas unidades em Anápolis. Para agendamento ou dúvidas sobre consultas e exames ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone (62) 3098-4645 ou 99111-5662.