Você tem acompanhado o desenvolvimento da fala do seu filho? Tem prestado atenção na forma como ele vem se comunicando com você e com as outras pessoas? Independente da resposta, é importante ficar atento (a), existem estágios definidos de acordo com a faixa-etária da criança, onde a fala da criança deve se encaixar.
Do primeiro ao terceiro mês de vida é comum que o bebê fique atento aos sons que a cercam, se acalme ao escutar a voz da mãe, emita alguns sons, sorria quando alguém fale com ele e, o choro também, é bastante recorrente nessa fase.
Do quarto ao sexto mês a fase da curiosidade começa, a criança procura saber de ondem vem o barulho que ela está escutando, grita e emite alguns sons, geralmente ela irá imitar a voz e a entonação da pessoa que estiver com ela.
Dos 7 aos 11 meses o bebê já é capaz de repetir algumas palavras, é nessa fase que começam os clássicos “papá” e “mamá”. A criança também já descobriu o poder de som das palmas das mãos e não tem medo de usá-las. Nessa fase também que ela aprende a usar as mãos para dar tchauzinho e mandar beijo.
Com um aninho a criança já consegue evoluir de “mamá” e “papá” para “mamãe” e “papai” e começará a imitar os trejeitos e as ações dos pais.
Na fase dos 18 meses (um ano e meio), ela sabe como pedir por algo ou alguém, já consegue pedir por água, brinquedos, comida, colo, mamãe, papai, etc. Nesse período, a criança já aprendeu cerca de 20 palavras.
Aos 2 anos de idade, ela já é capaz de formar pequenas frases, geralmente com duas ou três palavras. Seu vocabulário já conta com, aproximadamente, 200 palavras.
Já é possível entender tudo o que a criança diz, quando ela tem, por volta de 3 anos de idade. É nessa fase que ela consegue diferenciar e nomear as cores, nessa fase é normal que ela conjugue as palavras de forma errada, não se preocupe.
Com 4 anos ela já consegue contar suas próprias historinhas e é capaz de compreender jogos e brincadeiras simples. Aos 5 anos a criança já fala corretamente e está apta a formar frases completas. Por fim, aos 6 anos de idade ela irá aprender o alfabeto e, consequentemente, irá aprender a ler e a escrever.
Caso seu filho não consiga se comunicar de acordo com o estabelecido para cada faixa etária procure um fonoaudiólogo. Por vezes, as pessoas cometem o erro de pensar que o fonoaudiólogo é o “medico da fala”, entretanto, ele trabalhará outros aspectos, é o profissional responsável por trabalhar os aspectos da comunicação humana, além da fala propriamente dita, ele também trabalhará a respiração, a audição, a mastigação, a voz, a linguagem oral e a escrita.
A Clínica Popular Mais Saúde oferece atendimento humanizado e preços acessíveis. O Centro Médico conta duas unidades em Anápolis. Para agendamento ou dúvidas sobre consultas e exames ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone (62) 3098-4645 ou 99111-5662.
Leave a Comment